The right way home
BRIEFING
A Imodávila é uma marca premium de construção e promoção imobiliária, focada na atenção ao detalhe e na qualidade acabamentos. Lançou-nos o repto de realçar a posição de prestígio que ocupa no mercado, aliando o seu universo corporativo a projetos como o parque de estacionamento Ávila Parques.
SOLUÇÃO
Determinámos a estratégia e identidade de marca, colocando o novo logótipo no centro deste projeto. A criação deste logótipo dividiu-se em dois momentos distintos – o símbolo e a tipografia -, posteriormente unidos numa identidade final altamente distintiva.
O ponto de partida foi a forma quadrangular previamente existente, à qual acrescentámos o universo circular do Ávila Parques, criando assim uma identidade unificadora das duas empresas. A junção destas duas formas enfatiza os exercícios geométricos da arquitetura e pode ser interpretado como uma lupa, ligada à dedicação e ao detalhe associados à marca, ou até mesmo a um ponto que marca o passado, o presente e o futuro.
Sendo a marca uma referência no mundo da construção e da arquitetura, a tipografia selecionada teria que refletir a precisão e exatidão desses dois mundos. Optámos, por isso, por uma tipografia minimal e bastante simples, mas com linhas e acabamentos equilibrados e requintados.
A ligação da tipografia selecionada ao símbolo resultante dos dois universos iniciais resultou num logótipo delicado mas robusto, capaz de se destacar por entre tantos outros da indústria imobiliária.
Estabelecida a identidade, desenvolvemos aplicações nas quais as linhas arquitetónicas e gráficas do símbolo se desdobram em finas linhas de acompanhamento, singularizando a forte identidade desta marca.
Posteriormente, fomos desafiados a decorar os escritórios da Imodávila, inseridos num edifício da baixa do Porto, de modo a expressar a nova identidade da marca, reforçando os seus valores e posicionamento.
A ideia propulsora do projeto teve como base o novo logótipo, traduzindo-se em formas, volumes e cores que intersetam o espaço pré existente e permitem delimitar e definir a utilização e apropriação dos espaços, concedendo-lhes identidade e personalidade capazes de suscitar no visitante sensações de conforto, bem estar e surpresa.
No que diz respeito a cores e texturas, o nosso propósito foi criar um equilíbrio entre a plasticidade das manchas de cor e a robustez de materiais como a madeira e os elementos metálicos.
O “confronto” entre a pré existência de valor arquitetónico histórico e a introdução de elementos contemporâneos possibilitou a construção de uma narrativa de peças e objetos que se afirmam no lugar ao longo do percurso, resultando numa experiência de utilização e visita memoráveis.