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Levar os Estudantes ao Forum

BRIEFING

O Forum Coimbra é um centro comercial na margem do rio Mondego, frequentado essencialmente por adultos, famílias e pelas classes mais altas da cidade. A relação com o público mais jovem estava pouco trabalhada e, por isso, com um enorme potencial de ser desenvolvida.

O desafio que nos propôs foi o de pensar e construir ações que levassem este público ao centro comercial, tornando-o um espaço de encontro referência para os jovens.

SOLUÇÃO

De forma a criar novas relações com os jovens da cidade, elaboraram-se várias ações ao longo dos anos que incrementaram a presença do F​o​rum Coimbra na agenda dos jovens da cidade. Quisemos estar presentes nos momentos em que estes se estão juntos e desenvolvemos um conceito que os atraísse.

Chegamos então um tema transversal – a música rock – que levou o Forum a estar presente nas festas académicas de Coimbra através de ações distintas: À boleia do Rock, Rock Battels e The Beat Machine.

À BOLEIA DO ROCK

No âmbito da maior celebração académica do país – a Queima das Fitas – surgiu em 2012 uma ação que​ levou “À Boleia do Rock” os estudantes à música. ​O Forum Coimbra esteve presente através de iniciativas como o Rock Bus, que transportava jovens ​até ao recinto do evento; o Rock Pass, um bilhete ​especial ​com vantagens exclusivas ​; e através de presenças distintivas no recinto, ​como a decoração total do palco principal, do Rock Truck Band e do Rock Crowdsurf.

ROCK BATTLES

Dando continuidade à vontade de estar cada vez mais próximo dos jovens, em 2012 e 2013 ​foram lançadas ​as “Rock Battles”, ​um ​concurso que permiti​u​ gerar grande visibilidade a bandas amadoras​, dando-lhes a oportunidade de se promoverem e aumentarem o seu número de fãs. Desenvolveu-se uma app de Facebook para gerir o concurso. As mais votadas em pré-seleção tinham direito a um concerto em modo de duelo. O público elegia a banda que passava a fase seguinte e pelo mesmo processo de medição de palmas era seleccionada a banda vencedora que tinha a oportunidade de assistir a um concerto dos Motorhead (2012) e dos Arctic Monkeys (2013) e​ de atuar no palco da Latada. Houve ainda espaço para distribuição de merchandising, personificação de t-shirts, tudo num ambiente muito Rock.

THE BEAT MACHINE

Este desafio partiu do conceito inicial de Latada​ que inspirou a criação de um instrumento único e exclusivo: uma instalação de percussão feita de latas e materiais reciclados a que chamamos de “The Beat Machine”, no qual o público pode tocar e atuar junto de bateristas profissionais num palco do recinto da Latada. As atuações foram filmadas e publicadas na aplicação do Facebook com ranking por votações.

RESULTADOS

À Boleia do Rock
150 Rock Pass vendidos;
Mais de 1.500 viagens no Rock Bus;
Mais de 12.000 jovens assistiram aos concertos da Rock Band Truck;
200 viagens no Rock Crowdsurf;
Distribuição de 5000 pins e flyers;
Mais de 200.000 pessoas impactadas pela visibilidade do palco e outdoors.

 The Beat Machine
Participação de mais de 80 “músicos” a tocar na The Beat Machine;
Considerada uma experiência única e inesquecível por todos os participantes;
Distribuição de 1.500 óculos e 350 t-shirts do Forum Coimbra;
Assistiram às atuações mais de 1.800 jovens.

Rock Battles 2012 e 2013

8 bandas selecionadas em cada edição;
Oportunidade de tocarem no palco principal da Latada de Coimbra;
Aumento da visibilidade do Forum Coimbra;
Distribuição de 2.450 peças de merchandising;
Grande repercussão em meios de comunicação locais. Media Partner da Antena 3 com not​í​cias de divulgação e entrevista em directo.

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