BRIEFING
Fundada em 1920, a Pinhais & Cia é uma conserveira de Matosinhos que se mantém fiel a um método tradicional de produção. A Mojobrands, então, foi desafiada a criar um conjunto de ativações durante o ano de 2020 para a celebração do seu centenário.
SOLUÇÃO
O plano de comunicação definido no início do ano de 2020 teve de ser revisto ao longo do ano, fruto das circunstâncias vividas e do evoluir da pandemia, já que muitas das ações se tornaram inviáveis da forma que estavam definidas. Porém, o propósito manteve-se: criar uma experiência cativante para todos os envolvidos, capaz de transmitir o espírito vivido na empresa, a tradição e familiaridade conservadas há 100 anos.
Uma das principais ações foi o lançamento do livro sobre o centenário da Pinhais, tendo ficado o desenvolvimento do conceito, design editorial e conteúdos a nosso cargo. “100 anos de História” é o conceito que dá origem ao livro que relata mais de 40 estórias, assinadas por diferentes pessoas que marcaram este percurso – desde a família fundadora, a colaboradores, passando por fornecedores ou clientes – que deram o seu testemunho sobre a marca e sobre relações de longa data com tanta história por trás.
O evento direcionado a stakeholders e clientes foi adaptado ao digital, procurando tornar a ação especial, sem que se tornasse numa mera video chamada. Desta forma, todos os convidados receberam, dias antes do evento, um kit composto por um convite, uma receita, os utensílios e os ingredientes necessários para confecionar a receita, sem faltar, claro, a lata Pinhais.
Em parceria com o Chef Pedro Limão, pensámos numa receita simples, portuguesa e que utilizasse as conservas Pinhais e a proposta foi uma resposta a tudo isto: sardinha à Brás, utilizando a conserva de sardinha em azeite picante, o best seller da marca. A confeção da receita foi gravada e, no dia do evento virtual, foi realizado um falso direto, no qual o chefe desafiou todos os assistentes a acompanhar e a reproduzir a receita.
Na video-chamada houve ainda espaço para a equipa da Pinhais comunicar e agradecer a todos os envolvidos e para que todos pudessem parabenizar e demonstrar todo o seu carinho pela marca centenária. A conferência contou com a participação de mais de 50 pessoas dos quatro cantos do mundo, já que a Pinhais exporta 95% da produção para 27 mercados. Esta ação foi ainda replicada com os colaboradores da Glatz, a distribuidora austríaca que detém a Pinhais desde 2017.
Quanto ao evento interno, o dia não podia deixar de ser assinalado junto da equipa, tão valorizada para a Pinhais. Partindo do conceito “100 pessoas, não há Pinhais”, que reforça a valorização e relevância que o público interno tem para a empresa, criaram-se uma série de ações no dia do aniversário que surpreenderam todos os colaboradores.
Desde uma exposição fotográfica de cada um dos membros da equipa pela fábrica, passando pela animação à responsabilidade de Ricardo Couto ou por um pequeno-almoço e almoço especiais. No final do dia houve ainda espaço para discursos e uma fatia de bolo, tornando este dia marcante para todos os colaboradores, garantindo sempre a segurança de todos.